sexta-feira, 18 de março de 2011

PROGRAMA MOTIVACIONAL “VIVA MELHOR”






APRESENTAÇÃO


O Programa Motivacional “VIVA MELHOR” é um programa desenvolvido através de palestras ministradas sem ônus através de parcerias com as Prefeituras, Sindicatos e Associações de Servidores Públicos em todo o Brasil. O treinamento é realizado por profissionais qualificados e têm uma duração aproximada de 02h (duas horas). A secretaria participante escolhe data e horários para que os servidores e recebam a palestra. Podem-se fazer quantas seções forem necessárias de acordo com os turnos para que todos os funcionários participem. Por meio de um programa eficaz que reúne palestras motivacionais/relacionais mais orientações impressas sobre qualidade de vida isso unido a exercícios práticos.
Entretanto, as doenças físicas e emocionais são, na maioria dos casos, facilmente evitadas com atitudes positivas através das orientações e informações do programa VIVA MELHOR. O resultado final é igual a excelência no serviço público pelo alto desempenho profissional dos servidores gerando a satisfação dos usuários destes
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INTRODUÇÃO

Em nossos dias, pesquisas apontam para a importância vital das políticas de Recursos Humanos nas empresas públicas e privadas. A satisfação, o empenho, a motivação nunca estiveram em um grau de importância e propagação tão especiais, ao ponto de terem tornado-se ponto vital entre o progresso e fracasso, vitória e derrota, expansão e extinção.
O Business Work-Life Study, conclui que trabalhadores que têm maior suporte trabalho-família, Liderança, Motivação, realizam seu trabalho com mais qualidade tem níveis mais elevados de satisfação, maior compromisso com o sucesso da empresa (o que vale, certamente, para a administração pública).
Pensando nisso, o Serviço Educacional Lar e Saúde – SELS, através de seus profissionais, idealizou o Programa Motivacional “VIVA MELHOR”, onde são realizadas palestras preventivas e educativas de saúde e motivação como fatores de excelência no serviço público.

JUSTIFICATVA:

Há grande inatisfação por parte dos trabalhadores públicos em relação a valorização profissional, o que vai alem da renumeração com justo salário, a falta de cursos de capacitação e palestras motivacionais são alguns itens apostados. Outro fator é a qulidade de vida no âmbito em que realizam suas atividades, considerando o alto índice de absenteísmo no trabalho por questão de saúde, se avolumam atestados e licenças médica gerando grande preocupação aos governos, aos sindicatos e ao próprio trabalhador em relação à sua saúde. São muitas as causas apontadas pelos especialistas para a descontentamento do servidor público, o mau humor, pro exemplo, é tido como um dos maiores inimigos do seu bem estar, todavia não é raro encontrar servidores com péssimo temperamento, mesmo para estes tenham recebido treinamento técnico para o cargo. Pelos motivos mensionados é imprecindível investimento em uma qulificação profissional que estrapole o limite puramente tecnico e contemple o lado emocional do servidor.

OBJETIVOS :

• Controlar o estresse ocupacional, através de um melhor relacionamento interpessoal dos colegas e dos gestores de cada setor da prefeitura.
• Adotar postura coerente e flexível com ênfase na ética buscando progressivamente o crescimento profissional.
• Incentivar o servidor a cuidar da saúde física, mental e emocional com medidas preventivas.
• Reduzir as constantes licenças devido a doenças que tenham como causas os transtornos mentais e emocionais especialmente as psicossomáticas.

METODOLOGIA E MATERIAIS:
• Aos servidores da será oferecido treinamento através de palestras e site interativo com ênfase em qualidade de vida, controle do estresse e gestão do relacionamento.
• As dinâmicas desenvolvidas visam de forma didáticas dicas valiosas nas áreas abordadas com ênfase nos relacionamentos e na saúde preventiva.
• As dicas são ilustradas em slides, animações e músicas
• As palestras serão realizadas nas escolas ou nos setores indicado pelos gestores.
• Deverá adequar ao horário para que haja o maior número de participantes.
• O tema será desenvolvido através de dinâmicas, exposição com recursos audiovisuais, desafios e palestras-show.
• Materiais utilizados nas dinâmicas bem como equipamentos serão de responsabilidade do palestrante.
• A oportunidade para aquisição dos manuais didáticos contendo da o tema da palestra deverá ser dada de forma democrática e ética. Deverá ser uma opção voluntaria por parte do interessado e para isso deverá ser mencionada bem claramente.

PERÍODO

• O horário e local previamente acertado com chefe de cada setor. A palestra é realizada por profissionais qualificados e têm uma duração máxima de 02h (duas horas). Todos os participantes receberão certificado com essa carga horária
• O servidor que desejar aprimorar no tema abordado poderá dar continuidade no curso e receberá outro certificado de 20h. Mediante manuais impressos.




RESULTADOS ESPERADOS EM RELAÇÃO AO SERVIDOR

 Menos estresse e mais satisfação no trabalho.
 Mais integração e espírito de equipe.
 Mais criatividade e maior capacidade de decisão.
 Mais vitalidade e alto desempenho nas atividades.
 Menos ausência no trabalho por problemas de saúde e relacionamentos.
 Maior desejo de priorizar a saúde própria e de sua família.
 Mais disciplina pessoal e cultivo de bons hábitos alimentares.
 Maior auto-estima através das práticas e atuais.
 Mais QUALIDADE DE VIDA



RESULTADOS MENSURÁVEIS PARA O SINDICATO
 Maior satisfação dos usuários dos serviços municipais.
 Maior reconhecimento dos cidadãos pelo investimento em pessoal.
 Menos tempo gasto para resolver atritos entre servidores.
 Menos desgaste dos chefes em relação as faltas dos servidores.
 Menos reclamação por mau atendimento.
 Mais reconhecimento DA SINDICATO por parte de outras entidades.
 Melhor imagem do SIDICATO diante da imprensa e da população em geral.



AVALIAÇÃO DO PROGRAMA
Os servidores participantes farão ao final da palestra avaliação em formulários apropriados. O Serviço Educacional Lar e Saúde- SELS (órgão responsável pelo programa) fará um relatório com a lista de participantes em cada palestra enviará a Secretaria Municipal de Administração.


ALGUMAS DAS ENTIDADES

QUE SÃO BENEFICIADAS COM NOSSO PROGRAMA


Prefeitura de Ji-Paraná
Prefeitura de Nova Brasilândia
Prefeitura de Nova União
Prefeitura de Cacoal(ASSOCIAÇÃO)
Prefeitura de Rolim de Moura(SINDICATO)
Prefeitura de Urupá
Prefeitura de Vale do Paraiso
Prefeitura de Santa Luzia
Banco do Brasil
Banco da Amazônia
Banco HSBC
EMATER – RO
Entre outras

PALESTRANTES
Donizete Macedo (especialista em Gestão Escolar e postulante ao mestrado em Geografia Médica)
Sana Flávia Macedo ( Psicóloga)


Serviço Educacional Lar e Saúde- SELS Tel: (69) 3411-8040 Cel: (69) 9257-1962
Av. Ji-Paraná, 795 Bairro Urupá Ji-paraná RO
E-mail: vivamelhor.donizete@hotmail.com

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